sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A conferência Nacional de Saúde Ambiental

Com o propósito de motivar a participação das comunidades e da sociedade, em caráter informativo transcrevo neste espaço, algumas informações sobre a 1ºConferência Nacional de Saúde Ambiental.
Para propiciar o debate e articulação com a sociedade em prol de uma agenda voltada à sustentabilidade socioambiental, em atendimento às deliberações das Conferências Nacionais de Saúde (13ª), das Cidades (3ª) e do Meio Ambiente (3ª), ratificadas em seus respectivos conselhos nacionais, a etapa nacional da 1ª CNSA será realizada no mês de dezembro de 2009, em Brasília/DF, precedida de etapas municipais/regionais e estaduais. O principal objetivo da 1ª CNSA(texto convocatório) é definir diretrizes para a política pública integrada no campo da saúde ambiental, a partir da atuação transversal e inter-setorial dos vários atores envolvidos com o tema.
Com o lema “Saúde e Ambiente: vamos cuidar da gente” e tema “A saúde ambiental na cidade, no campo e na floresta: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”, busca-se fomentar o debate tomando-se como ponto de partida as características demográficas, epidemiológicas, socioeconômicas, geográficas, ambientais e culturais que compõem a singularidade do território.
Foram também identificados três eixos temáticos (texto temático):
Eixo I - Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta;
Eixo II - Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios;
Eixo III - Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis.
Odmar Spada, diretor do Instituto Aninpa Brasil e conselheiro no CONAPA, representando as comunidades da APA de Antonina e Guaraqueçaba no Comitê Estadual da Biosfera da Mata Atlântica no Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário